Well, well, quase 6 meses sem postar nada... De fevereiro pra cá muitas coisas aconteceram:
- Estudo incansável de GWT em fevereiro/março
- Servidor Dedicado Expresso na Locaweb foi descontinuado - gastei o mês de março inteiro configurando um novo servidor cloud - o tempo foi maior pois aproveitei a oportunidade para gravar os vídeos da configuração do servidor linux, usando o VMWare. Valeu à pena, agora tenho tudo documentado.
- Entre abril e junho, brincadeira de gente grande, minha primeira aplicação com GWT, integrando as atividades de Planejadores, Mecânicos de Aeronaves, Analistas de Controle de Qualidade e Técnicos de Controle de Manutenção da Webjet. Os desafios foram muitos, mas o resultado final foi simplesmente EXCELENTE!
Estou cada vez mais encantado com o poder do GWT e as possibilidades que ele abre. A Aplicação server-side ficou beeeem mais simples, consegui deslocar parte do processamento da aplicação para o lado do navegador, as UIs ficaram mais ricas, responsivas e interativas.
Publiquei dois artigos na MundoJ:
- MJ40: Hello GWT! Uma Exploração dos Recursos da Caixa de Ferramentas da Google
- MJ41: Uma Arquitetura de Aplicação GWT usando o padrão MVP
Também foi um tempo de mudança de cultura: comecei a aprender com mais seriedade os testes unitários, a me aculturar com TDD, aprendi um novo paradigma de programação com GWT bastante diferente do que estava acostumado.
Na parte de gerenciamento de projetos, senti na pele o quanto é NÃO trivial gerenciar uma equipe, ainda que pequena. São tantas as preocupações - desde as culturas de controle de versionamento, à integração contínua - que ainda tenho que aprender, e ao mesmo tempo ensinar aos colaboradores.
Na parte de motivação, notei a mentira no "mito das cenouras" - pessoas não são motivadas por cenoura na frente, muito menos atrás! Vide Drive 1/2 e Drive 2/2.
Mas aprendi também, ao gerenciar colaboradores, que liberdade é um valor que deve ser dado desde o primeiro momento, porém que deve ser continuamente posto à prova - tem que haver feedback contínuo! Isso de forma natural e transparente, para não deixar que a liberdade vire bagunça e falta de comprometimento. Uma vez perdida a confiança, é difícil retomar o ambiente de trabalho para o estado ideal que ele deve sempre possuir.
Não posso deixar de citar também o curso de SCRUM na Caelum. A Cecília, instrutora do curso, é muito gente boa, e me deixou com a maior vontade de mandar um currículo para trabalhar na Caelum tb!
O curso foi bom, no sentido que reforçou os conceitos que havia aprendido nos cursos da Fratech que assisti em 2008. Alguns conceitos do SCRUM eu estava aplicando de forma equivocada, e agora estou tentando aplicá-lo por completo, não mais aos pedaços. Não posso deixar de passar o bizu do link EPF/SCRUM, um material bem organizado e bem escrito para quem quer se familiarizar ou ter um roteiro de trabalho para esta metodologia ágil.
É isso aí! Para este ano ainda resta bastante trabalho, mas na medida do possível, tentarei não deixar este blog tão de lado. É sempre bom, em determinados momentos da vida, olhar para as coisas que fizemos no passado, e perceber o quanto amadurecemos, ter noção de quão grande o caminho que já trilhamos para alcançar nossos sonhos e objetivos.
Hoje foi um desses momentos, onde vejo que já passamos da metade do ano, mas tudo o que já foi feito em 2010 já rendeu muitos aprendizados, experiências, e conquistas!
Teste o Vaadin ...
ResponderExcluirExcelente blog, abraço.