- Ainda em Java, finalmente conheci o Maven (indispensável), Spring3 (muito bom!) e o ActiveMQ.
- Objective-C e Android: desenvolvimento mobile é desafiador e divertido!
- PHP, WordPress, WP-Commerce: desfiz um antigo preconceito, e passei a respeitar PHP! (ainda preciso conhecer o Magento).
- JavaScript: em pensar que há alguns anos se dizia que "JavaScript não é linguagem" - é possível até mesmo fazer TDD e Integração Contínua! Alguns caminhos interessantes: Knockout.js, Flot.js, qUnit, Jasmine, Mootools.
Mas o que me motivou a escrever este post foi o desafio de aprender duas grandes frameworks web: Django (Python) e Rails (Ruby).
Comecei a estudar Rails através dos videos no Rails For Zombies. Minha admiração por este frame ganhou grandes proporções com o livro Rails Tutorial - o primeiro livro onde já no primeiro capítulo vc é ensinado a colocar o seu projeto num Controle de Versão, incentivado ao TDD, e a fazer deploy tão logo vc tenha um build executável de sua aplicação.
Django é também uma opção poderosa. Para aprender, é obrigatório passar pelo Tutorial Oficial, e sua "quinta parte não oficial", que trata de uma forma bem didática como fazer TDD.
Nos próximos posts tentarei documentar um pouco desse aprendizado de Rails e Django.
Nenhum comentário:
Postar um comentário