sábado, 5 de novembro de 2011

Carreira Poliglota

Em 2011, as experiências de trabalho na Concrete Solutions e na Globo.com têm sido um grande incentivo para buscar uma carreira poliglota. Apesar de ainda trabalhar boa parte do tempo com Java, já pude passear por vários mundos:
  • Ainda em Java, finalmente conheci o Maven (indispensável), Spring3 (muito bom!) e o ActiveMQ.
  • Objective-C e Android: desenvolvimento mobile é desafiador e divertido!
  • PHP, WordPress, WP-Commerce: desfiz um antigo preconceito, e passei a respeitar PHP! (ainda preciso conhecer o Magento).
  • JavaScript: em pensar que há alguns anos se dizia que "JavaScript não é linguagem" - é possível até mesmo fazer TDD e Integração Contínua! Alguns caminhos interessantes: Knockout.js, Flot.js, qUnit, Jasmine, Mootools.

Mas o que me motivou a escrever este post foi o desafio de aprender duas grandes frameworks web: Django (Python) e Rails (Ruby).

Comecei a estudar Rails através dos videos no Rails For Zombies. Minha admiração por este frame ganhou grandes proporções com o livro Rails Tutorial - o primeiro livro onde já no primeiro capítulo vc é ensinado a colocar o seu projeto num Controle de Versão, incentivado ao TDD, e a fazer deploy tão logo vc tenha um build executável de sua aplicação.

Django é também uma opção poderosa. Para aprender, é obrigatório passar pelo Tutorial Oficial, e sua "quinta parte não oficial", que trata de uma forma bem didática como fazer TDD.

Nos próximos posts tentarei documentar um pouco desse aprendizado de Rails e Django.

Nenhum comentário:

Postar um comentário